top of page

Amamentação X Hábitos Orais Deletérios

 O desenvolvimento da cavidade oral acontece quando o bebê faz esforço para sugar o seio materno. Isso faz com que ocorra a formação e o alinhamento correto dos dentes e a posição da língua dentro da boca1.

 É natural que ao sugar o seio da mãe, o bebê fique cansado, devido à acentuada atividade muscular que realiza com os lábios, língua e mandíbula, o que faz com que ele não busque outras opções de sucção, como a chupeta ou o dedo2.

 

   

amamentação.png

 O processo de amamentação natural vai além do alimentar a criança, envolve aspectos fisiológicos, cognitivos e funcionais. A Organização Mundial de Saúde recomenda que o aleitamento materno exclusivo seja realizado por um período de seis meses, e após a sua manutenção até os dois anos de idade1.

 Crianças amamentadas no seio materno por um período menor que seis meses possuem maior risco de desenvolver hábitos que causam danos orais3

Receber amamentação materna é importante para que a respiração nasal aconteça. Quando a respiração acontece pela boca, podem ocorrer alterações no crescimento do crânio e da face3.

Referências

1MS- Ministério da Saúde. Saúde da criança: nutrição infantil, aleitamento materno e alimentação complementar. 2009.

​

2GISFREDE, T. F. et al. Hábitos Bucais Deletérios e suas Consequências em Odontopediatria. Rev. Bras. Odontol. vol.73. n.2,Rio de Janeiro.abr./jun.2016.   

​

3MARQUES, F.R. et al. Presença de hábitos de sucção não nutritiva e a relação com as maloclusões.  Revista Gestão & Saúde. v.16, n.01, p. 12-20, jan-mar 2017.

about.

Contato

  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon

Thanks for submitting!

contact.
bottom of page