Como tratar os hábitos orais deletérios
Para o sucesso do tratamento é importante que a criança queira abandonar o hábito, pois medidas que causam pressão sobre a criança podem levar ao fracasso da retirada e causar problemas psicológicos1.
Primeiramente, a família deve procurar ajuda de um profissional habilitado. O Fonoaudiólogo pode auxiliar neste processo, auxiliando a família e paciente, planejando o tratamento adequado a cada criança.
Para correção de um hábito deletério é preciso agir na causa do problema para que não seja trocado por outro2. Assim, em alguns casos pode ser necessário a participação do profissional da Psicologia.
Os aparelhos ortodônticos também têm papel importante na retirada do hábito, como as grades linguais que impedem que a criança coloque o dedo ou a chupeta na boca3.
Referências
1COELI, B. M.; TOLEDO, O. A. Hábitos bucais de sucção: aspectos relacionados com a etiologia e com o tratamento. Revista de odontopediatria, 3(1):43-51,jan.-marc.1994.
2MUZULAN, C. F.; GONCALVES, M. I. R. O lúdico na remoção de hábitos de sucção de dedo e chupeta. J Soc Bras Fonoaudiol. vol.23,n°1, p. 66-70, São Paulo. Jan./mar. 2011.
3LOBBEZOO, F. et al Principles for the management of bruxism. J Oral Rehabil. 2008; 35:509-23.