Hábitos de mordida
A permanência desses hábitos pode estar correlacionada à liberação de tensão emocional de forma inconsciente e podem acontecer de dia ou durante a noite, mesmo durante o sono2.
Quando os hábitos orais relacionados aos músculos da mastigação continuam por muito tempo, pode ocorrer uma função exagerada dos músculos, gerando danos aos dentes e dor na face e cabeça1.
Quando o ato de mastigar é realizado sem a função de alimentação pode causar danos na respiração e na fala. Morder objetos é um hábito comum entre as crianças. Em algumas situações, pode estar relacionado a conflitos familiares e estresse1.
Entre os hábitos de mordida nocivos à saúde estão o de morder lábios e bochechas, morder objetos como lápis, gola de roupas, entre outros. Apoiar a mão sob o queixo e movimentos realizados pela mandíbula sem função (deslizar a mandíbula para frente ou de um lado para o outro) também são encontrados.
Referências
1MELO, P. E. D.; PONTES, J. R. S. Hábitos orais deletérios em um grupo de crianças de uma escola da rede pública na cidade de são paulo. Rev. CEFAC. 2014 Nov-Dez; 16(6):1945-1952.
2MEDEIROS, S. P.; BATISTA, A. U. D.; FORTE, F. D. S. Prevalência de sintomas de disfunção temporomandibular e hábitos parafuncionais em estudantes universitários. RGO - Rev Gaúcha Odontol., Porto Alegre, v.59, n.2, p.201-208, abr./jun., 2011.