Respiração oral x Hábitos deletérios
O modo correto de realizar a respiração é utilizando o nariz.
A Respiração nasal é importante para o crescimento correto do crânio e da face e para o bom posicionamento dos dentes e língua1.
Durante a respiração, os lábios ficam fechados e a mandíbula (osso do queixo) permanece em estado de relaxamento, fazendo com que a língua entre em contato com o céu da boca mantendo o equilíbrio e proporcionado o crescimento da maxila (osso que envolve a região dos dentes superiores e nariz).
Quando a respiração é realizada de forma inadequada pela boca, pode ocorrer pouca função dos músculos que elevam a mandíbula e fraqueza dos lábios, da língua, dos dentes e alteração do céu da boca2.
O uso da chupeta, da mamadeira, e a sucção de dedo faz com que o céu da boca seja empurrado para cima, ficando estreito e dificultando a respiração nasal3.
Características do respirador oral
-
Lábios semi-abertos
-
Língua caída
-
Falta de alinhamento dos dentes
-
Protusão de dentes (dentes pra frente)
-
Bochechas moles
-
Alongamento da face
-
Olheiras e rugas abaixo dos olhos
-
Dificuldades na fala
-
Alteração na voz
-
Alteração na postura corporal
Referências
1MARQUES, F.R. et al. Presença de hábitos de sucção não nutritiva e a relação com as maloclusões. Revista Gestão & Saúde. v.16, n.01, p. 12-20, jan-mar 2017.
2RIVA, Lígia Francisca Prestes Della. Descrição de uma estratégia para remoção de hábitos orais e investigação de seu grau de eficiência. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) – Universidade Estadual de Campinas -Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, SP, 2013.
3MS- Ministério da Saúde. Saúde da criança: nutrição infantil, aleitamento materno e alimentação complementar. 2009