Causas dos Hábitos orais deletérios
Todo bebê se sente mais seguro e prefere estar com as pessoas que cuidam dele. Quando, por insegurança ou desconforto, o bebê chora muito ou fica agitado por vários períodos, essa inquietação pode levar ao desenvolvimento de algum hábito, sendo o de chupar dedo o mais comum nesta fase. Assim, os pais têm um papel muito importante no desenvolvimento das crianças, pois quando elas estão ao lado da família se sentem mais protegidas e amadas1.
Situações que causam insegurança, ansiedade e medo, podem fazer com que a boca se torne uma função de escape ou fuga, contribuindo para que crianças ou adultos desenvolvam hábitos orais2.
É preciso ficar atento às situações de estresse nas crianças! Observar seu comportamento, se fica muito irritada, nervosa ou chora muito.
O esperado é que conforme a criança cresce e se fortalece emocionalmente, ela abandone os hábitos orais. Caso esse hábito permaneça, deve-se investigar o aspecto emocional.
Referências
1VAN NORMAN, R. A. HELPING THE THUMB-SUCKING CHILD. New York: Avery Publishing Group, c1999. 128p.
2CRATO, A. N. et al. Hábitos Orais Deletérios e Relação com Aspectos Comportamentais e Psicológicos de Crianças de Creches Públicas de Belo Horizonte. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004.